O modo de acender o cachimbo é uma preferência pessoal, mas as formas mais comuns e que apresentam os melhores resultados são o fósforo e o isqueiro de chama normal (tipo BIC).
O importante é saber que normalmente, utilizando-se fósforos ou isqueiros, o acendimento ideal se dá em duas etapas: acende-se, soca-se novamente o fumo, e depois acende-se novamente
Fósforos
Os fósforos são o método mais tradicional de acender um cachimbo. Acenda o fósforo e espere que a ponta de enxofre arda. Aproxime o fósforo do topo do cachimbo e aspire o fumo suavemente, mova o fósforo num trajeto circular de uma maneira lenta e uniforme, de forma que todo o tabaco esteja queimando. Gasto esse palito de fósforo, pegue um socador, soque o tabaco aceso e depois gaste um segundo fósforo, isto porque o tabaco expande-se depois de aceso, sendo necessário um segundo palito.
Isqueiros
Os isqueiros de gás butano de chama normal (tipo BIC) são um pouco mais convenientes que os fósforos e, também são insípidos e inodoros.
De novo: acende-se uma primeira vez, soca-se o fumo aceso com o socador e depois realiza-se um segundo acendimento, este sim definitivo.
Há alguns isqueiros em sites especializados com a saída em um determinado ângulo lateral que facilita a tarefa de acender o cachimbo, pois evita-se que a chama suba e queima os dedos.
A Zippo tem isqueiros próprios para cachimbo, estes possuem um orifício circular que é colocado sobre o fornilho enquanto a chama é sugada para dentro do tabaco. O grande defeito destes isqueiros é o sabor de gasolina que conferem ao tabaco.