Como Amaciar o Cachimbo ou Como formar o Bolo do Cachimbo

O cachimbo é um instrumento que, apesar de simples, exige muitos cuidados. Sobretudo quando nos referimos ao fornilho do cachimbo, aí os cuidados devem ser redobrados.
É extremamente importante que fume no seu novo cachimbo com calma, de maneira a evitar estragos na madeira briar nua. Há quem defenda que durante os primeiros tempos o cachimbo só deva ser enchido a dois terços do total, e incrementado progressivamente até atingir o volume total do fornilho. Existem outras técnicas que visam proteger o cachimbo nas primeiras “cachimbadas”, tais como umedecer o interior do fornilho com água ou whisky.

As primeiras “cachimbadas” têm sempre um sabor um pouco amargo devido ao consumo da madeira. Tenha um pouco de paciência que logo seu fornilho desenvolverá o bolo, uma camada de carbono com alcatrão, que protegerá o fornilho, deixando-o mais “macio”.

Existem cachimbos que já vem com o fornilho revestido, para proteger o “Briar” no início até que o “bolo” se forme. Estes cachimbos têm a denominação de pré-queimados.

cachimbo-bolo.jpg

Existem algumas técnicas catalisadoras de formação do “bolo”, exemplo disso é o uso de mel, que de fato ajuda a criar o bolo mais rapidamente, mas o sabor inicial não é muito agradável.

Não fume um cachimbo novo ao ar livre, o vento tende a aumentar a temperatura de combustão, o que levará à destruição da madeira interior.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

CATEGORIA

Geral