Tipos de Fumo para Cachimbo

Ou Tipos de Tabaco para Cachimbo

A primeira grande divisão dos tabacos para cachimbo advém do fato se houve adição de aromatizantes ao fumo ou se ele se encontra em estado neutro. A essa divisão chamamos de tabacos aromáticos ou tabacos neutros.

Aromáticos vs. Neutros

Regra geral, os fumadores recentes tendem a optar pelos tabacos aromáticos, com aromas de baunilha, cereja… enquanto que aqueles que já fumam há mais tempo tendem a escolher os tabacos não aromáticos ou neutros.

Aromáticos – Um bom tabaco aromático é suavemente aromatizado, nunca em excesso. Os tabacos que proporcionam este tipo de mistura são mais úmidos que os não aromáticos. Este tipo de mistura requer grandes cuidados na preparação do tabaco e no enchimento do cachimbo. 

Não aromáticos – Estes tabacos não contêm qualquer aditivo aromatizante, melhor ainda, estes tabacos normalmente não contêm quaisquer aditivos, para além de água.

Depois de feita a primeira divisão, vamos falar dos tipos de tabaco:

Virgínia
Este é o principal tipo e o mais comum dos tabacos para cachimbo, ele é o mesmo tabaco usado para fazer cigarros e pode ser fumado puro, porém nos fumos de cachimbo ele é comumente misturado com outros tipos de tabaco como o Burley e o Perique.

Existem vários tipos de Virgínia, como os Virginias Vermelhos ou o Virginias Dourados, mas todos são caracterizados pelo alto teor de açúcar e por seu sabor suave. Estes tabacos tendem a melhorar com a idade, tal como um bom vinho, por isso normalmente ele é maturado, curado, fermentado e prensado, para que desenvolva suas nuances e seus aromas secundários.

Apesar deste nome derivar do estado da Virgínia nos EUA, este tipo de tabaco é cultivado em várias partes do mundo, inclusive no Brasil.

Burley
O Burley é um tabaco com baixa quantidade de açúcar e alto teor de nicotina.

Esta qualidade de tabaco tem uma combustão lenta com um aroma bem característico de nozes, amêndoas e as vezes chocolate amargo. O Burley é muito usado para diminuir a velocidade de combustão de uma mistura de tabacos. 

Latakia
O Latakia é um tabaco escuro usado como condimento nos blends de tabaco.

Ele é defumado através da queima de determinados tipos de madeira. Tem um sabor único e bem pronunciado. O Latakia é usado nas misturas para dar corpo e acentuar o seu sabor e é encontrado principalmente na Síria e no Chipre.

Tabacos Orientais
São por definição os tabacos que são cultivados na região leste do Mediterrâneo, incluem-se nesta categoria vários tabacos turcos, da macedônia, etc.

Uma mistura oriental é composta por vários tipos de tabaco orientais. 

Perique
O Perique é outro tabaco usado como condimento nas misturas de tabaco. Ele é cultivado em St. James Parish, na Lousiana, Estados Unidos da América. Este tabaco é submetido a altas pressões durante a sua produção, o que permite a sua fermentação enquanto se cura.

Tabaco Turco
Esta denominação é comum a qualquer um dos inúmeros tabacos cultivados no leste do Mediterrâneo. Os tabacos turcos mais populares são: Basma, Smyrna, Xanthi, Samsun, Izmir, Drama e o Yenidje. Praticamente todos estes nomes derivam da região de onde provêm. Os tabacos turcos são interpretados como tabacos doces e condimentados que conferem corpo a algumas misturas. 

As misturas de tabaco são comumente chamadas pelos seus tipos de tabaco, por exemplo: chama-se de VaPer uma mistura de Virgínia com Perique ou VaBur um blend feito de Virgínia e Burley.

Outra mistura famosa que você vai encontrar nos sites especializados é a Mistura Inglesa, que consiste num blend feito de Virgínia, Perique, Orientais e Latakia.

Encontre os melhores tabacos para cachimbo e diversos blends no site: www.cachimbosonline.com


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s